Num novo estudo apresentado nas sessões científicas da American Heart Association (AHA) e publicados no The New England Journal of Medicine, o Xarelto® da Bayer reduziu significativamente a hemorragia em comparação com o antagonista de vitamina K em doentes com Fibrilhação Auricular (FA) submetidos simultaneamente a terapêutica antiplaquetária após intervenção coronária percutânea.
De acordo com um comunicado de imprensa da Bayer, sobre os resultados do estudo PIONEER AF-PCI de Fase IIIb, ficou demonstrado que duas estratégias diferentes de tratamento com o inibidor oral do Factor Xa - Xarelto® (rivaroxabano) - reduziram significativamente o risco de hemorragia em comparação com um tratamento com antagonista da vitamina K (AVK) em doentes com fibrilhação auricular não-valvular (FA) após intervenção coronária percutânea (ICP) com colocação de stent.
Especificamente, a dose de 15 mg de rivaroxabano uma vez por dia em combinação com terapêutica antiplaquetária única reduziram significativamente a taxa de hemorragia em 41% (redução do risco relativo, equivalente a uma redução de risco absoluto de 9,9%) em comparação com antagonista da vitamina K mais terapêutica antiplaquetária dupla (DAPT) ao longo de 12 meses de tratamento aleatorizado nesses doentes.
A dose de 2,5 mg de rivaroxabano, duas vezes ao dia, em combinação com DAPT reduziu a taxa de hemorragia clinicamente significativa em comparação com AVK + DAPT em 37% (redução de risco relativo, equivalente a uma redução de risco absoluto de 8,7%) em 12 meses de tratamento aleatorizado, o que também foi estatisticamente significativo.
"Doentes com FA não valvular submetidos a PCI têm um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos, que podem desencadear graves consequências como acidente vascular cerebral, enfarte do miocárdio e trombose. Para reduzir o risco destes eventos, os doentes estão a ser tratados com uma terapêutica combinada que aumenta o seu risco de hemorragia", afirmou C. Michael Gibson, M.S, M.D., Professor de Medicina, Faculdade de Medicina de Harvard, Centro Médico Beth Israel Deaconess em Boston, EUA e o principal Investigador do estudo PIONEER AF-ICP.
"Agora, o estudo PIONEER AF-PCI demonstrou que, estatisticamente, um evento hemorrágico poderia ser evitado se 11 doentes fossem tratados com uma estratégia de tratamento de 15 mg de rivaroxabano por dia, oferecendo aos médicos uma orientação essencial para tomar decisões mais informadas sobre o tratamento desta população de doentes no futuro."
Embora as licenças possam diferir de país para país, o Xarelto® está aprovado em todas as indicações em mais de 130 países.
O rivaroxabano foi descoberto pela Bayer, e está a ser desenvolvido em conjunto com a Janssen Research & Development, LLC. Xarelto é comercializado fora dos Estados Unidos pela Bayer e nos Estados Unidos pela Janssen Pharmaceuticals, Inc. (A Janssen Research & Development, LLC e a Janssen Pharmaceuticals, Inc. fazem parte da Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson).