Jornadas da Família são um evento multidisciplinar e de atualização de conhecimentos

Jornadas da Família são um evento multidisciplinar e de atualização de conhecimentos

Data: 2016-05-02

O início da escolaridade, a ansiedade, as meningites na criança e no adolescente, o planeamento familiar e as questões relacionadas com a maternidade e com a Saúde da mulher são alguns dos temas que vão estar em destaque nos dias 5 e 6 de maio, nas 9.as Jornadas da Família, organizadas pela Clínica Gerações, e que se realizam na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Outros temas mais ligados à patologia do adulto, à oftalmologia e à incontinência e urgência miccional serão também abordados num amplo conjunto de mesas-redondas e conferências ao longo de dois dias.

"Esta é uma das poucas reuniões que acontecem no país que tem uma natureza verdadeiramente multidisciplinar. Destina-se a todos os profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, técnicos de saúde ou educadores. Normalmente, as reuniões científicas são muito específicas, reduzindo o interesse a uma ou outra especialidade. As Jornadas da Família são verdadeiramente abrangentes", explica o Prof. Doutor Paulo Oom, pediatra da Clínica Gerações e membro da comissão organizadora do evento.

Sublinha ainda que, por se tratar de um encontro abrangente, "tem sempre uma grande assistência" e a particularidade de conseguir atrair profissionais ano após ano, que já colocaram as Jornadas nas suas rotinas anuais de atualização de conhecimentos, especialmente os pediatras, os médicos de família e os enfermeiros.

As questões da família são transversais às especialidades, daí que a Clínica Gerações tenha tido a preocupação de organizar mesas-redondas dedicadas às crianças, à mulher na vertente da ginecologia e da obstetrícia, bem como outras dedicadas às patologias do adulto e do idoso.

Este ano as Jornadas têm como tema a palavra "Dilemas", uma vez que as mesas-redondas e conferências vão abordar temas da saúde e da doença que fazem parte do dia a dia dos profissionais de saúde e que originam sempre algumas angústias e dúvidas no momento em que têm que traçar um diagnóstico e decidem sobre a melhor terapêutica.

"Em Medicina, há poucas coisas que são verdades absolutas. Há sempre questões que são mais problemáticas, mais sensíveis no que diz respeito ao diagnóstico ou ao tratamento. É a estes dilemas que as Jornadas vão procurar dar resposta", afirma o Prof. Doutor Paulo Oom.

Os palestrantes e os moderadores das mesas-redondas e conferências não são apenas profissionais da Clínica Gerações. Todos os anos são convidados profissionais de outras clínicas e hospitais de reconhecido mérito que não exercem apenas em Lisboa. O objetivo é garantir "ensinamentos" e experiências de outros pontos do país.

Voltar para a página anterior