O Hospital Garcia de Orta, em Almada, já tem em funcionamento, ainda em fase experimental, um serviço inovador de rastreio de dermatologia à distância – Teledermatologia –, que permite uma rápida assistência dermatológica à população.
Segundo a informação divulgada em comunicado pelo Hospital, foram adquiridas quatro máquinas fotográficas digitais que foram distribuídas por quatro Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, que vão possibilitar o rastreio dermatológico à população, designadamente de lesões malignas da pele.
Desta forma, o médico de Medicina Geral e Familiar, ao detetar no utente uma situação suspeita, tira algumas fotografias e envia para o Serviço de Dermatologia do HGO. Após análise dermatológica serão transmitidas indicações de diagnóstico e tratamento ao médico da Unidade de Saúde ou o utente será encaminhado para consulta de Dermatologia no HGO.
Segundo a Dra. Elvira Bártolo, Diretora do Serviço de Dermatologia do HGO, "a implementação da Teledermatologia no HGO poderá representar uma diminuição efetiva do tempo de resposta ao utente, bem como uma triagem mais eficaz dos doentes, estabelecendo prioridades de forma mais correta".