Fundação AFID abre Unidade de Neuroestimulação para idosos com demência até final do ano

Fundação AFID abre Unidade de Neuroestimulação para idosos com demência até final do ano

Data: 2017-10-09

A Fundação AFID Diferença, uma das vencedoras da quinta edição do prémio BPI Seniores, com um projeto para a criação de uma Unidade de Neuroestimulação (UNE) para pessoas idosas com demência, deverá transformar o seu plano em ação até final do ano.

A AFID UNE vai funcionar na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da AFID Geração, em Alfragide, no concelho da Amadora, e estará aberto ao exterior, acompanhando os utentes e as suas famílias, através de respostas de acolhimento durante o dia, de consultas e terapias especializadas.

O projeto irá funcionar com uma equipa multidisciplinar que contará com psicólogos, assistentes sociais, médicos de clínica geral, neurologista, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, terapeuta da fala, animadores socioculturais e auxiliares.

"O projeto UNE será uma resposta integrada de forma a garantir o aumento da qualidade de vida das pessoas com demência e suas famílias. Esta é uma área de intervenção que precisa de um aprofundamento e desenvolvimento técnico com a qual a AFID se compromete", explica o diretor de Ação Social da Fundação AFID Diferença, Dr. Juvenal Baltazar, através de um comunicado de imprensa.

De acordo com o presidente do conselho de administração da Fundação, Dr. Domingos Rosa, o projeto destina-se a pessoas com demência clinicamente diagnosticada, que necessitam de apoio especializado, durante o dia e em horário alargado e para apoio às famílias.

O projeto da Fundação AFID Diferença foi um dos 27 premiados entre os mais de 400 que este ano apresentaram candidaturas ao prémio BPI Seniores, conseguindo assim um financiamento de 50 mil euros.

Voltar para a página anterior