Estudo revela que os idosos portugueses são pouco saudáveis

Data: 2018-07-16

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, tanto a nível cognitivo, como físico, quando comparada com a de outros países europeus, segundo os resultados preliminares do DO-HEALTH, o maior estudo europeu sobre envelhecimento. O objetivo deste trabalho é o de procurar formas de melhorar a saúde dos idosos com mais de 70 anos e envolve mais de meia centena de investigadores da Alemanha, Áustria, França, Portugal e Suíça.

A participação portuguesa no estudo, iniciado em 2012, é assegurada por um grupo de investigadores da Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) liderado pelo Professor Doutor José António Pereira da Silva.

De acordo com as primeiras conclusões, reveladas numa notícia publicada pela Faculdade de Medicina de Coimbra, na Suíça 51% dos idosos são considerados saudáveis, na Áustria 58%, na Alemanha 38%, em França 37% e em Portugal apenas 9%.

Ao longo de três anos de ensaio clínico foi pedido aos participantes que cumprissem, três vezes por semana, um plano de exercício simples em casa e tomassem diariamente suplementação de vitamina D e/ou ácidos gordos Ómega 3 e/ou placebo, com o objetivo de avaliar o efeito da vitamina D e do Ómega 3 e do exercício físico na saúde cognitiva e física dos idosos.

O próximo passo é recolher dados e determinar, por exemplo, risco de fratura, função muscular dos membros inferiores, função cognitiva, tensão arterial e taxa de infeções, para mais tarde desenhar estratégias por forma a que os mais velhos possam ter uma vida mais ativa e saudável.

O Prof. Doutor José António Pereira da Silva não se mostra surpreendido com os resultados preliminares e aponta como possíveis explicações para este problema o valor das pensões, o nível da educação, a redução nos transportes para doentes e o acesso aos serviços de saúde.

Declarações do Prof. Doutor José António Pereira da Silva em:

https://www.youtube.com/watch?v=mQaaWxDGVY4&feature=youtu.be

Legenda da Fotografia: Enfermeira Ana Pinto e Prof. Doutor José António Pereira da Silva

Voltar ao menu anterior