Cientistas portugueses lideram ensaio clínico que vai testar a vacina contra a malária

Cientistas portugueses lideram ensaio clínico que vai testar a vacina contra a malária

Data: 2017-05-31

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular (iMM) Lisboa, em colaboração com a PATH Malaria Vaccine Initiative (MVI) e o Centro Médico da Universidade de Radboud (RUMC), na Holanda, preparam-se para iniciar, dentro de dias, um ensaio clínico que tem como objetivo testar uma vacina conta a malária.

Segundo uma notícia divulgada pelo Instituto de Medicina Molecular, o ensaio clínico é baseado em dados previamente obtidos pela equipa do investigador Miguel Prudêncio em estudos animais. Neste teste, "será utilizada uma versão de malária responsável pela infeção em roedores, conhecida como Plasmodium berghei, na tentativa de induzir proteção contra a doença em seres humanos".

De acordo com o iMM, o ensaio terá duas fases e será realizado na Holanda. Durante a primeira fase, dezoito adultos saudáveis serão recrutados e expostos a diferentes números de picadas de mosquitos infetados com a versão geneticamente modificada do parasita. Numa segunda etapa, será testado o efeito protetor da vacina, conhecida como Pb(PfCS@UIS4).

Ainda não existe oficialmente nenhuma vacina contra a malária, doença que matou aproximadamente 429 mil pessoas em 2015, na sua maioria jovens crianças africanas.

Voltar para a página anterior